No mundo do turismo, uma tendência vem crescendo cada vez mais entre os viajantes que buscam algo mais personalizado para suas viagens: o Turismo de Experiência.


Esta maneira de viajar vai além da contemplação dos pontos turísticos tradicionais do destino: o viajante agora quer se envolver com as tradições, costumes e particularidades de cada lugar, ganhando experiências inesquecíveis.
Bastante conhecido no exterior, o conceito de Turismo de Experiência chegou ao Brasil em 2006 através de projetos experimentais coordenados pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae.

Hoje em dia, os roteiros turísticos tradicionais não atendem mais aos anseios do viajantes. Eles buscam experiências que combinem com suas necessidades e aspirações pessoais. Este conceito acabou ficando popular entre turistas do mundo inteiro. A ideia principal é focar em vivências que combinam história, cultura e atividade exclusivas de cada destino.

Com o sucesso, este novo conceito se disseminou no país, focando em vivências que combinam a história, cultura e atividades exclusivas de cada região. O Turismo de Experiência está mais intimamente ligado ao turista atual, que busca conhecer coisas novas e envolver-se plenamente com o lugar visitado.
Os roteiros tradicionais geralmente apresentam programações básicas e conhecidas, que envolvem voltar para o mesmo hotel todos os dias, visitar pontos turísticos “obrigatórios” para tirar fotos e visitas de praxe às lojas de lembrancinhas padronizadas.

Agora o objetivo é levar as pessoas para uma vivência singular. Os viajantes que buscam essa modalidade de turismo não estão interessados apenas em viajar. Eles buscam experiências turísticas com as quais não estejam acostumados e desejam algo que traga enriquecimento cultural.


Um público exigente demanda ousadia e criatividade: as opções disponíveis nesta modalidade precisam estar em sintonia com a busca frequente dos viajantes por novas experiências.

Não há dúvidas de que o Turismo de Experiência veio para ficar e não é mais somente tendência e, sim, uma realidade dentro do mercado de viagens no Brasil.

Sobre o autor Insight Viagens

Operadora de Viagens

Deixe uma resposta